A urbanização deve ser entendida como um processo que resulta em especial da transferência de pessoas do campo para a cidade, ou seja, crescimento da população urbana em decorrência do êxodo rural. Um espaço pode ser considerado urbanizado, a partir do momento em que o percentual de população urbana for superior a rural.
Hoje o espaço mundial é predominantemente urbano. Mas isso não foi sempre assim, durante muito tempo a população rural foi superior a urbana, essa mudança se deve, em especial, ao processo de industrialização iniciado no século XVIII, que impulsionou o êxodo rural. O primeiro país a se industrializar foi a Inglaterra, e depois se expandiu para outros países, como os EUA, França, Alemanha, etc.
Nos países subdesenvolvidos, de industrialização tardia, esse processo só começou no século XX, em especial a partir da 2ª Guerra Mundial, quando países já desenvolvidos resolvem investir em outros territórios (transferência de tecnologia), abrindo filiais de suas transnacionais. Essa urbanização acelerada vem trazendo uma série de conseqüências indesejadas para o espaço urbano desses países, como por exemplo a falta de moradia e o surgimento de favelas. Atualmente até mesmo os países de industrialização inexpressiva vivem um intenso movimento de urbanização, é o que ocorre em países africanos como a Nigéria.
Matias Barbará, nº27, 7ªE. Fontes:
pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t1313.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário