Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.

domingo, 29 de agosto de 2010

Patentes


Uma patente é uma

concessão pública

conferida por um país que garante ao seu titular a exclusividade de explorar comercialmente a sua criação. D

eve seguir as regras de patenteamento, que são diferentes de acordo com as leis de cada país. É possível patentear a invenção em países diferentes ao mesmo tempo. Para isso, o inventor deve registrar sua invenção em uma ou ambas das duas organizações internacionais:

a Organização Mundial da Propriedade Intelectual OMPI (WIPO)

e o Escritório de Patente Europeu (EPO).

Os direitos exclusivos garantidos pela patente referem-se ao direito de prevenção de outros de fabricarem, usarem, venderem, oferecerem vender ou importar a dita invenção sem permissão do inventor.

Um problema da patente é que a invenção é disponibilizada ao público, o que permite o conhecimento dos pontos essenciais que caracterizam a novidade do invento. Existe, então, a possibilidade de se fazerem pequenas modificações no invento, burlando assim a necessidade do cumprimento da lei de patente.

Fonte:

http://www.tecpar.br/appi/NewsLetter/Terminologia%20de%20Patentes.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Patentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário