Fertilizantes são compostos químicos que suprem as deficiências dos vegetais. São aplicados na agricultura para melhorar a produção.
As plantas necessitam de diversos elementos químicos como por exemplo:
Macronutrientes: Carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre, cálcio, magnésio e potássio;
Micronutrientes: Boro, cobalto, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco.
Alguns desses elementos estão disponíveis no meio ambiente e são diretamente assimiláveis pelas plantas, como carbono, hidrogênio e oxigênio. Apesar de disponíveis na atmosfera, não são diretamente absorvíveis pelas plantas. Os elementos necessários e que são normalmente adicionados pelos agricultores em suas plantações para suprir deficiências e aumentar a produtividade, chamamos adubo.
Os fertilizantes podem ser aplicados através das folhas manualmente ou mecanicamente.
Antes de se aplicar qualquer tipo de fertilizante ou corretivo de solo, deve-se antes fazer uma análise química do solo e em seguida encaminhá-la a um engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, técnico florestal ou técnico agrícola, para que não haja desperdícios, compras desnecessárias e uso incorreto dos fertilizantes, podendo trazer perdas na produtividade com o uso desbalanceado dos nutrientes (o excesso de um nutriente e a falta de outro pode deixar a planta muito suscetível a doenças).
Porem, os fertilizantes, podem causar poluição de solos e cursos de água.
Luisa Delgado No 20 7a E
Fonte: www.wikipedia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário