A agricultura familiar, praticada apenas por pequenos, e com pouca escolaridade que diversificam os produtos para diminuir os custos, ou médios produtores, é a grande parte dos produtos rurais produzidos no Brasil, 50% da produção geral está no Nordeste.
Este segmento é praticado em 4.928 municípios nos quais mais de quatro mil tem 20.000 habitantes. Todos os produtores que habitam esses municípios produzem junto a seus familiares que são responsáveis por vários empregos, como comércio, etc. além de o produto final ter uma grande importância no interior e nas grandes metrópoles.
Isso tudo não depende apenas dos produtores, mas sim de tecnologia e político-institucionais relacionados a infra-estrutura.
A massificação de informação organizada e adequada (TV, rádio, internet) e a capacidade organizacional dos produtores, com o objetivo de lucro. Porém, é um desafio, dependendo da diversidade de situações do produtor, isso gera lucro, porém, prejuízo.
A comunicação rural melhora cada vez mais, principalmente no Sul e no Sudeste, além de começarem a produzir maior diversidade de produtos, que são vistos cada vez mais no mercado.
O aspecto mais desafiador é que há um prazo a cumprir: o processo de transformação do Brasil, sem mencionar a competição entre todos os produtores.
Antonia Afrange, nº02, 7ªE
Nenhum comentário:
Postar um comentário